quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

País das flores

Famosa pelas tulipas e mionhos de vento, a Holanda tem outro nome e é cheeeia de história!

PAÍSES BAIXOS
Localizada no oeste da Europa, a Holanda na verdade tem outro nome. Chama-se Países Baixos (Nederland em inglês). Esse nome não surgiu à toa, já que os Países Baixos são... tipo assim, realmente baixos. A altitude das coisas na geografia é baseada a partir do nível do mar, e boa parte desse país está abaixo desse nível, sendo protegida por barragens e diques, e com casas construídas na água mesmo. Por isso. é comum o transporte feito  em barcos, pelos canais de água que invadem as cidades. Já pensou ir à escola de canoa?! Mas a parte nada romântica dessa história é que esse pedaço da Europa é citado com preocupação sempre que surgem dicussões sobre o derretimento das geleiras e o aumento dos oceanos, que pode fazer que algumas cidades litorâneas desapareçam. E se isso realmente acontecer, há grandes chances de que os Países Bixos, um dia, sumam do mapa...

AH, QUE LINDO!
Lembra aquela imagem de cartão postal dos países europeus, com tulipas, moinhos de vento e pessoas andando de bicicleta? Então, são imagens bem holandesas! E andar de bike por lá deve ser fácil, pois as ruas são bem planas, sem subidas ou descidas exageradas, daquelas que fazem a gente cansar de pedalar. Outro símbolo bonitinho desse país são os tradicionais tamancos de madeira, que são os sapatos favoritos por lá e, sério, são totalmente feitos de madeira! Será que são confortáveis? Só experimentando pra saber.

LARANJA MECÂNICA
A bandeira da Holanda tem as cores vermelha, branca e azul. Então, por que o uniforme da seleção de futebol é laranja? Isso acontece porque, há muuuito tempo, os Países Baixos eram uma província espanhola, até que Guirlerme I de Orange liderou o país em busca de sua liberdade. Ao vencer, a Holanda passou a ser governada pela casa real de Orange-Nassau. Em homenagem a essa casa real. e lembrando que Orange, em português, sgnifica "laranja", o uniforme dos jogadores e da torcida ficou todo laranjão!
Artigo tirado da revista Capricho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário